top of page
 Clique nas fotos para ampliá-las e ver a descrição
 
Acupuntura

A palavra acupuntura vem do latim (acus - agulha e punctura - colocação) é um ramo da medicina tradicional chinesa. O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Estes pontos são chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme

o caso tratado. 

ALGUMAS DOENÇAS, SINTOMAS E CONDIÇÕES TRATÁVEIS COM ACUPUNTURA:

Ansiedade - Arteriosclerose - Asma - Ataque súbito de surdez - AVC (seqüela) - Ciatalgia - Cólicas: estomacal, intestinal e menstrual -  Cólon irritado - Depressão  -  Dor de cabeça -  Dores na coluna vertebral -  Dor nos olhos -  Ejaculação precoce - Enxaqueca - Fibromialgia - Hiperacidez no estômago –  Hipertensão -  Hipotensão -  Lactação deficiente - Impotência sexual (não orgânica) - Infecção urinária recorrente - Inflamações em geral - Insônia -  Policistos no ovário – Prisão de ventre - Psoríase - Reações à radioterapia e/ou quimioterapia - Rinite alérgica - Tabagismo – Tendinite -Tontura - TPM - Úlceras, etc.

TRABALHAMOS COM TÉCNICAS DE ACUPUNTURA AVANÇADA: REDUÇÃO DA DOR DESDE A PRIMEIRA SESSÃO!

ACUPUNTURA DISTAL OU MÉTODO DO EQUILÍBRIO OU DO BALANCEAMENTO:
A Acupuntura Distal traz melhores resultados no tratamento da dor do que a acupuntura local.
As agulhas são colocadas onde o paciente tem mais sensibilidade, distantes do local da dor, mas em áreas de reflexologia do local afetado. As áreas reflexas, fazem parte de um complexo sistema de conexões de partes do corpo, que se conectam por diversos fatores, como por exemplo: estarem no mesmo nível (se imaginarmos o corpo dividido em várias partes), semelhança anatômica e equilíbrio entre os canais ou meridianos de acupuntura. Através destas reflexologias é possível formar microssistemas (partes menores que representam o corpo todo), espelhamento e imagens de uma parte do corpo em outra parte do corpo.


ACUPUNTURA DO MESTRE TUNG:
Conhecida mundialmente pela sua grande eficácia, principalmente no tratamento da dor, esta técnica de pontos extras de acupuntura, foi passada como segredo de família, de pai para filho, durante aproximadamente 1.800 anos.
Até que em 1964 o Mestre Tung Ching Chang (1916-1975), aceitou ensinar estes pontos secretos, para outras pessoas fora de sua família e recebeu o seu primeiro discípulo. Ele teve 73 discípulos que multiplicaram para o mundo, as informações sobre a acupuntura do Mestre Tung. Além da "redução da dor", a acupuntura Tung é também eficiente para "tratar a causa da dor", podendo ser utilizada como prevenção de agravamento do problema e alívio dos sintomas!

Auriculoacupuntura ou Acupuntura auricular: 

É a acupuntura feita no pavilhão auditivo, em pontos específicos, que são áreas reflexas do corpo. Mais informações ver na página: outras terapias holísticas.

Manopuntura ou Acupuntura coreana das mãos

A acupuntura coreana se baseia no fato de que a mão é um microcosmos que contém pontos correspondentes ao corpo humano. Por isso, quando surge uma doença no nosso corpo, apresentará sensibilidade maior nos pontos correspondentes ao órgão adoentado. Portanto, o tratamento consiste em estimular os pontos em questão para obter alívio de dores.

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é um tratamento que faz uso de agulhas de acupuntura ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia e transmitem estímulos elétricos aos pontos de acupuntura.

Também pode ser feita sem agulhas, ou seja, através de eletrodos que  transmitem os estímulos elétricos através da pele. 

O aparelho chinês Hai Hua, também faz eletroacupuntura sem agulhas.

Geralmente, esse tratamento é para casos de pessoas com dores muito fortes ou lesões mais graves. Quanto menor for o número de agulhas, maior é a analgesia, isto é, a perda da sensibilidade à dor. A Eletroacupuntura também é utilizada como anestesia e na acupuntura estética.

Haihua Acupuntura sem Agulhas. O que é? Como funciona?

O HaiHua é um novo tratamento terapêutico, que combina os métodos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com a mais avançada tecnologia eletrônica para buscar o equilíbrio interno dos órgãos. As agulhas são substituídas por dois eletrodos, que conduzem uma suave onda eletrônica pelo corpo. A ação de cada eletrodo equivale ao estímulo simultâneo de 132 agulhas, desobstruindo os meridianos, ativando a circulação sangüínea e reequilibrando a energia vital do organismo. 

O sistema do HaiHua é baseado no uso da energia eletromagnética, sendo que cada um dos eletrodos estimula os pontos de tratamento com resultados eficazes. O HaiHua estimula os mesmos pontos e meridianos que o método oriental, sem o menor desconforto. É indolor, não causa vermelhidão, inchaço ou qualquer alteração e é equivalente a outros tipos de tratamento como a magnetoterapia, a eletroterapia, as ventosas e a acupuntura tradicional.

Quais seus Benefícios?
Os benefícios são inúmeros. Entre eles se destacam a rapidez nas aplicações (que duram em média um minuto por ponto estimulado), o tratamento indolor, a ausência de riscos e complicações.

Indicações
Principalmente em casos de estresse, dores em geral, doenças crônicas e agudas, dores na coluna, enxaqueca, etc
Estética corporal: fibroses, gordura localizada e flacidez. Pode se usado como aparelho para fazer drenagem linfática.

Estética Facial: amenizar marcas de expressão, manchas, acne, flacidez, oleosidade, ressecamento, ajuda no relaxamento da musculatura local. o Haihua faz a pele reagir positivamente ao estímulo, o que a leva a produzir colágeno amenizando rugas.

Contra-indicações gerais para estimulação elétrica

1. Usuários de marcapasso cardíaco
2. Cardiopatas
3. Utilização sobre vasos sanguíneos trombóticos ou embolíticos
4. Vasos vulneráveis à hemorragia
5. Área abdominal de gestantes
6. Sobre seios carotídeos
7. Alterações de sensibilidade sem estratégias seguras
8. Indivíduos com dermatite e sobre pele danificada
9. Tecidos neoplásicos (câncer)
10. Estado febril
11. Infecções em geral
12. Dor não-diagnosticada (a menos que seja recomendada por profissional)

A intensidade da corrente deve sempre ser aumentada gradativamente, de acordo com a tolerância do paciente. Devem ser utilizados eletrodos de silicone, borracha ou autoadesivos em bom estado e gel condutor de boa qualidade

 

Acupuntura estética

     A acupuntura estética, uma alternativa eficaz, livre os efeitos colaterais dos tratamentos estéticos convencionais, que geralmente causam vermelhidão, descamação da pele, necessitam de cuidados para cicatrização e impedem a exposição ao sol.

     O tratamento com acupuntura estética é indicado para melhorar casos de acne, rugas, olheiras, flacidez, celulite, gordura localizada, emagrecimento, manchas e cicatrizes. O procedimento é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura tradicionais. Os pontos de energia do corpo que não estão em harmonia são estimulados com agulhas, aparelhos de eletro estimulação e outros equipamentos utilizados em acupuntura.

   Além de não precisar de um tempo de recuperação, a diferença entre a acupuntura estética e os demais tratamentos de beleza é que ela considera o paciente como um todo, já que os problemas estéticos normalmente têm ligação com algum desequilíbrio nos órgãos internos.

 

- Emagrecimento através da acupuntura:

É um dos tratamentos mais eficazes para emagrecimento, sem uso de medicamentos e efeitos colaterais.

O tratamento é feito através da combinação de pontos específicos da acupuntura com a auriculoterapia. O objetivo de aumentar o metabolismo corporal,

Acupuntura a Laser
É o tratamento feito em cada ponto de acupuntura separadamente, usando o laser, substituindo as agulhas de acupuntura. É um
tratamento indolor e eficaz.
Laserterapia: tratamento da dor e das inflamações pela luz!

Reduz a dor e o edema (inchaço), devido ao potente efeito analgésico e antiinflamatório do laser. A laserterapia de baixa intensidade (laser terapêutico) é feita sem nenhuma dor ou queimação. É um dos tratamentos mais modernos e eficazes para diversas doenças. a redução da dor é imediata.

DOENÇAS DOS OSSOS, DAS ARTICULAÇÕES, DOS MÚSCULOS, DOS NERVOS, DA PELE: reumatismo, artrite, artrose, calcificações, tendinite, bursite, hérnia de disco, fibromialgia, fasceíte plantar, neuropatias, nevralgia, psoríase, foliculite, dermatites, micoses, etc.

 

REPARAÇÃO E CRESCIMENTO DE TECIDOS: reparação de tendões, cartilagens, ossos, músculos e nervos. o laser atua no processo de reabilitação, acelerando a regeneração nervosa em casos de acidentes, sequelas de avc, paralisia facial, doenças degenerativas dos nervos, etc.

 

CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, ÚLCERAS E ESCARAS: úlceras varicosas, feridas de diabéticos, aftas, regiões amputadas, cortes, escoriações, etc.

 

ESTIMULA O SISTEMA IMUNOLÓGICO: aumenta a defesa do organismo contra infecções.

 

TRATAMENTOS ESTÉTICOS: redução de cicatrizes hipertróficas, quelóides, fibroses, rugas, acne, manchas, celulite, estrias, alopecia.

 

EMAGRECIMENTO: reduz a compulsão alimentar, aumenta o metabolismo e a circulação sanguínea, faz a drenagem linfática.

 

DOENÇAS EMOCIONAIS E RELACIONADAS AO STRESS:

ansiedade, depressão, desânimo, fadiga, sonolência, etc.

 

DIMINUI A COMPULSÃO PARA VÍCIOS: de fumar, alcoolismo e outras drogas. 

ILIB (LASERTERAPIA NO SANGUE):

• doenças do sistema respiratório (asma, doenças  respiratórias, alterações desencadeadas pelo fumo);

• diabetes e suas complicações;

• doenças inflamatórias;

• doenças cardiovasculares (infarto e angina);

• doenças do sistema vascular periférico

e cicatrização em geral. 

Ventosaterapia
Segundo a terapeuta corporal holística Silvia Yamamoto, ventosaterapia é: “Uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele.”

Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

Gua Sha

 

O termo "Gua" significa raspar, escovar, arranhar e o "Sha" tem um significado mais complexo como areia ou sujeira.

A técnica do Gua Sha consiste em utilizar a raspadura terapêutica por meio de pedra de jade, colher de porcelana, pires, chifre de búfalo e outros meios, para através de estímulos em áreas específicas produzir efeitos terapêuticos locais e restabelecer as funções orgânicas, podendo ainda ser utilizada como método diagnóstico. A técnica do Gua Sha é usada para tratar diversos problemas de foro muscular, tendinoso e circulatório. Remove bloqueios de energia e melhora a circulação do Qi aumentando a resistência do organismo. O gua sha, técnica milenar praticada no interior da China, alia benefícios físicos a estéticos. Através da raspagem da pele com uma espátula feita de pedra de Jade, o gua sha melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo,deixando a pele mais lisa e até sem celulite.

Moxabustão

 

A moxabustão é uma terapia que vem da China e consiste em queimar uma “moxa”, feita de folhas secas de uma planta chamada Artemísia e se aplica o seu calor perto da pele sobre os pontos do corpo que coincidem com a acupuntura, a fim de remediar determinadas doenças. Desde os tempos antigos o homem observou que o calor aliviava algum desconforto; diferentes culturas ao redor do mundo têm usado métodos de cura pelo calor, ou mesmo antes do domínio do fogo, com a exposição ao sol sobre pedras quentes.

No tratado clássico de Medicina Tradicional Chinesa diz que a moxabustão nasceu no norte da China, onde, por causa das baixas temperaturas, predominam as patologias relacionadas com o clima. Esta terapia se estendeu para o Japão, onde o clima é muito frio e úmido. Embora a moxabustão tenha várias aplicações, é particularmente adequada para o tratamento de doenças relacionadas com estes fatores ambientais.

No entanto, a moxabustão não é uma alternativa para a acupuntura, mas uma técnica complementar a esta, especialmente útil nos casos em que o Qi (energia) ou Xue (sangue) estejam acumulados ou estagnados e não circulando adequadamente, ou quando a doença é causada pela invasão do frio, é particularmente útil em condições crônicas.

A Artemísia Vulgaris tem propriedades hemostáticas, anti-convulsionantes, anti-helmínticas e reguladora do ciclo menstrual. Trata-se do único corpo combustível sem chama que pode fazer uma emissão de infravermelhos de qualidade estimulante.

A Moxabustão É Indicada Para:

  • Bronquite

  • Pneumonia

  • Asma

  • Problemas gástricos

  • Diarreia

  • Distúrbios urogenitais

  • Prisão de ventre

  • Hemorroidas

  • Retenção de líquidos

  • Espasmos musculares

  • Lumbago

  • Artrite

  • Incontinência

  • Deformidades da coluna vertebral

Magnetoterapia

A magnetoterapia é uma técnica que explora os benefícios de campos magnéticos com fins curativos e de reabilitação.

 É utilizada em grandes áreas da medicina e tratamento da dor (a partir da regeneração do tecido ósseo e cartilagem para o tratamento de doenças reumáticas e de reabilitação).

O imã para acupuntura é utilizado na pratica de Magnetoterapia. Nessa técnica alguns imãs são aplicados sobre a pele, induzindo a produção de ondas magnéticas. Dessa forma o funcionamento dos órgãos é revigorado e fortalecido.

Os magnetos substituem as agulhas na acupuntura. O seu campo magnético tonifica os pontos e alivia dores.

Eles também são indicados para serem posicionados em hematomas roxos, fazendo com que a recuperação seja muito mais rápida.

 

bottom of page