Acupuntura com agulhas
Aurículoterapia/aurículoacupuntura
Manopuntura ou Acupuntura Coreana
Eletroacupuntura tratamento para dor
Eletroacupuntura com Hai Hua
Eletroacupuntura estética corporal
Acupuntura estética facial
Laserterapia e acupuntura a laser
Moxabustão
 Clique nas fotos para ampliá-las e ver a descrição
Acupuntura e outras terapias orientais
 
Acupuntura

A palavra acupuntura vem do latim (acus - agulha e punctura - colocação) é um ramo da medicina tradicional chinesa. O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Estes pontos são chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme

o caso tratado. 

ALGUMAS DOENÇAS, SINTOMAS E CONDIÇÕES TRATÁVEIS COM ACUPUNTURA:

Ansiedade - Arteriosclerose - Asma - Ataque súbito de surdez - AVC (seqüela) - Ciatalgia - Cólicas: estomacal, intestinal e menstrual -  Cólon irritado - Depressão  -  Dor de cabeça -  Dores na coluna vertebral -  Dor nos olhos -  Ejaculação precoce - Enxaqueca - Fibromialgia - Hiperacidez no estômago –  Hipertensão -  Hipotensão -  Lactação deficiente - Impotência sexual (não orgânica) - Infecção urinária recorrente - Inflamações em geral - Insônia -  Policistos no ovário – Prisão de ventre - Psoríase - Reações à radioterapia e/ou quimioterapia - Rinite alérgica - Tabagismo – Tendinite -Tontura - TPM - Úlceras, etc.

Auriculoacupuntura ou Acupuntura auricular: 

É a acupuntura feita no pavilhão auditivo, em pontos específicos, que são áreas reflexas do corpo. Mais informações ver na página: outras terapias holísticas.

Manopuntura ou Acupuntura coreana das mãos

A acupuntura coreana se baseia no fato de que a mão é um microcosmos que contém pontos correspondentes ao corpo humano. Por isso, quando surge uma doença no nosso corpo, apresentará sensibilidade maior nos pontos correspondentes ao órgão adoentado. Portanto, o tratamento consiste em estimular os pontos em questão para obter alívio de dores.

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é um tratamento que faz uso de agulhas de acupuntura ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia e transmitem estímulos elétricos aos pontos de acupuntura.

Também pode ser feita sem agulhas, ou seja, através de eletrodos que  transmitem os estímulos elétricos através da pele. 

O aparelho chinês Hai Hua, também faz eletroacupuntura sem agulhas.

Geralmente, esse tratamento é para casos de pessoas com dores muito fortes ou lesões mais graves. Quanto menor for o número de agulhas, maior é a analgesia, isto é, a perda da sensibilidade à dor. A Eletroacupuntura também é utilizada como anestesia e na acupuntura estética.

Haihua Acupuntura sem Agulhas. O que é? Como funciona?

O HaiHua é um novo tratamento terapêutico, que combina os métodos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com a mais avançada tecnologia eletrônica para buscar o equilíbrio interno dos órgãos. As agulhas são substituídas por dois eletrodos, que conduzem uma suave onda eletrônica pelo corpo. A ação de cada eletrodo equivale ao estímulo simultâneo de 132 agulhas, desobstruindo os meridianos, ativando a circulação sangüínea e reequilibrando a energia vital do organismo. 

O sistema do HaiHua é baseado no uso da energia eletromagnética, sendo que cada um dos eletrodos estimula os pontos de tratamento com resultados eficazes. O HaiHua estimula os mesmos pontos e meridianos que o método oriental, sem o menor desconforto. É indolor, não causa vermelhidão, inchaço ou qualquer alteração e é equivalente a outros tipos de tratamento como a magnetoterapia, a eletroterapia, as ventosas e a acupuntura tradicional.

Quais seus Benefícios?
Os benefícios são inúmeros. Entre eles se destacam a rapidez nas aplicações (que duram em média um minuto por ponto estimulado), o tratamento indolor, a ausência de riscos e complicações.

Indicações
Principalmente em casos de estresse, dores em geral, doenças crônicas e agudas, dores na coluna, enxaqueca, etc
Estética corporal: fibroses, gordura localizada e flacidez. Pode se usado como aparelho para fazer drenagem linfática.

Estética Facial: amenizar marcas de expressão, manchas, acne, flacidez, oleosidade, ressecamento, ajuda no relaxamento da musculatura local. o Haihua faz a pele reagir positivamente ao estímulo, o que a leva a produzir colágeno amenizando rugas.

Contra-indicações gerais para estimulação elétrica

1. Usuários de marcapasso cardíaco
2. Cardiopatas
3. Utilização sobre vasos sanguíneos trombóticos ou embolíticos
4. Vasos vulneráveis à hemorragia
5. Área abdominal de gestantes
6. Sobre seios carotídeos
7. Alterações de sensibilidade sem estratégias seguras
8. Indivíduos com dermatite e sobre pele danificada
9. Tecidos neoplásicos (câncer)
10. Estado febril
11. Infecções em geral
12. Dor não-diagnosticada (a menos que seja recomendada por profissional)

A intensidade da corrente deve sempre ser aumentada gradativamente, de acordo com a tolerância do paciente. Devem ser utilizados eletrodos de silicone, borracha ou autoadesivos em bom estado e gel condutor de boa qualidade

 

Acupuntura estética

     A acupuntura estética, uma alternativa eficaz, livre os efeitos colaterais dos tratamentos estéticos convencionais, que geralmente causam vermelhidão, descamação da pele, necessitam de cuidados para cicatrização e impedem a exposição ao sol.

     O tratamento com acupuntura estética é indicado para melhorar casos de acne, rugas, olheiras, flacidez, celulite, gordura localizada, emagrecimento, manchas e cicatrizes. O procedimento é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura tradicionais. Os pontos de energia do corpo que não estão em harmonia são estimulados com agulhas, aparelhos de eletro estimulação e outros equipamentos utilizados em acupuntura.

   Além de não precisar de um tempo de recuperação, a diferença entre a acupuntura estética e os demais tratamentos de beleza é que ela considera o paciente como um todo, já que os problemas estéticos normalmente têm ligação com algum desequilíbrio nos órgãos internos.

 

- Emagrecimento através da acupuntura:

É um dos tratamentos mais eficazes para emagrecimento, sem uso de medicamentos e efeitos colaterais.

O tratamento é feito através da combinação de pontos específicos da acupuntura com a auriculoterapia. O objetivo de aumentar o metabolismo corporal,

Acupuntura a Laser
É o tratamento feito em cada ponto de acupuntura separadamente, usando o laser, substituindo as agulhas de acupuntura. É um
tratamento indolor e eficaz.
Laserterapia: tratamento da dor e das inflamações pela luz!

Reduz a dor e o edema (inchaço), devido ao potente efeito analgésico e antiinflamatório do laser. A laserterapia de baixa intensidade (laser terapêutico) é feita sem nenhuma dor ou queimação. É um dos tratamentos mais modernos e eficazes para diversas doenças. a redução da dor é imediata.

DOENÇAS DOS OSSOS, DAS ARTICULAÇÕES, DOS MÚSCULOS, DOS NERVOS, DA PELE: reumatismo, artrite, artrose, calcificações, tendinite, bursite, hérnia de disco, fibromialgia, fasceíte plantar, neuropatias, nevralgia, psoríase, foliculite, dermatites, micoses, etc.

 

REPARAÇÃO E CRESCIMENTO DE TECIDOS: reparação de tendões, cartilagens, ossos, músculos e nervos. o laser atua no processo de reabilitação, acelerando a regeneração nervosa em casos de acidentes, sequelas de avc, paralisia facial, doenças degenerativas dos nervos, etc.

 

CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, ÚLCERAS E ESCARAS: úlceras varicosas, feridas de diabéticos, aftas, regiões amputadas, cortes, escoriações, etc.

 

ESTIMULA O SISTEMA IMUNOLÓGICO: aumenta a defesa do organismo contra infecções.

 

TRATAMENTOS ESTÉTICOS: redução de cicatrizes hipertróficas, quelóides, fibroses, rugas, acne, manchas, celulite, estrias, alopecia.

 

EMAGRECIMENTO: reduz a compulsão alimentar, aumenta o metabolismo e a circulação sanguínea, faz a drenagem linfática.

 

DOENÇAS EMOCIONAIS E RELACIONADAS AO STRESS:

ansiedade, depressão, desânimo, fadiga, sonolência, etc.

 

DIMINUI A COMPULSÃO PARA VÍCIOS: de fumar, alcoolismo e outras drogas. 

ILIB (LASERTERAPIA NO SANGUE):

• doenças do sistema respiratório (asma, doenças  respiratórias, alterações desencadeadas pelo fumo);

• diabetes e suas complicações;

• doenças inflamatórias;

• doenças cardiovasculares (infarto e angina);

• doenças do sistema vascular periférico

e cicatrização em geral. 

Ventosaterapia
Segundo a terapeuta corporal holística Silvia Yamamoto, ventosaterapia é: “Uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele.”

Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

Gua Sha

 

O termo "Gua" significa raspar, escovar, arranhar e o "Sha" tem um significado mais complexo como areia ou sujeira.

A técnica do Gua Sha consiste em utilizar a raspadura terapêutica por meio de pedra de jade, colher de porcelana, pires, chifre de búfalo e outros meios, para através de estímulos em áreas específicas produzir efeitos terapêuticos locais e restabelecer as funções orgânicas, podendo ainda ser utilizada como método diagnóstico. A técnica do Gua Sha é usada para tratar diversos problemas de foro muscular, tendinoso e circulatório. Remove bloqueios de energia e melhora a circulação do Qi aumentando a resistência do organismo. O gua sha, técnica milenar praticada no interior da China, alia benefícios físicos a estéticos. Através da raspagem da pele com uma espátula feita de pedra de Jade, o gua sha melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo,deixando a pele mais lisa e até sem celulite.

Moxabustão

 

A moxabustão é uma terapia que vem da China e consiste em queimar uma “moxa”, feita de folhas secas de uma planta chamada Artemísia e se aplica o seu calor perto da pele sobre os pontos do corpo que coincidem com a acupuntura, a fim de remediar determinadas doenças. Desde os tempos antigos o homem observou que o calor aliviava algum desconforto; diferentes culturas ao redor do mundo têm usado métodos de cura pelo calor, ou mesmo antes do domínio do fogo, com a exposição ao sol sobre pedras quentes.

No tratado clássico de Medicina Tradicional Chinesa diz que a moxabustão nasceu no norte da China, onde, por causa das baixas temperaturas, predominam as patologias relacionadas com o clima. Esta terapia se estendeu para o Japão, onde o clima é muito frio e úmido. Embora a moxabustão tenha várias aplicações, é particularmente adequada para o tratamento de doenças relacionadas com estes fatores ambientais.

No entanto, a moxabustão não é uma alternativa para a acupuntura, mas uma técnica complementar a esta, especialmente útil nos casos em que o Qi (energia) ou Xue (sangue) estejam acumulados ou estagnados e não circulando adequadamente, ou quando a doença é causada pela invasão do frio, é particularmente útil em condições crônicas.

A Artemísia Vulgaris tem propriedades hemostáticas, anti-convulsionantes, anti-helmínticas e reguladora do ciclo menstrual. Trata-se do único corpo combustível sem chama que pode fazer uma emissão de infravermelhos de qualidade estimulante.

A Moxabustão É Indicada Para:

  • Bronquite

  • Pneumonia

  • Asma

  • Problemas gástricos

  • Diarreia

  • Distúrbios urogenitais

  • Prisão de ventre

  • Hemorroidas

  • Retenção de líquidos

  • Espasmos musculares

  • Lumbago

  • Artrite

  • Incontinência

  • Deformidades da coluna vertebral

Magnetoterapia

A magnetoterapia é uma técnica que explora os benefícios de campos magnéticos com fins curativos e de reabilitação.

 É utilizada em grandes áreas da medicina e tratamento da dor (a partir da regeneração do tecido ósseo e cartilagem para o tratamento de doenças reumáticas e de reabilitação).

O imã para acupuntura é utilizado na pratica de Magnetoterapia. Nessa técnica alguns imãs são aplicados sobre a pele, induzindo a produção de ondas magnéticas. Dessa forma o funcionamento dos órgãos é revigorado e fortalecido.

Os magnetos substituem as agulhas na acupuntura. O seu campo magnético tonifica os pontos e alivia dores.

Eles também são indicados para serem posicionados em hematomas roxos, fazendo com que a recuperação seja muito mais rápida.

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
Acupuntura com agulhas